Translate

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A vaca está com carrapatos, MATA A VACA!

Regras são feitas por um grupo de estudiosos para evitar-se que assuntos fora do foco e propósito sejam postados. E é claro que apoiamos essas regras, pois  uma sociedade com regras, seus membros se sentem mais a vontade em participar. A regras desse grupo, "Lampião, Cangaço e Nordeste" são claras e sempre apoiei pois nesses cinco meses que dele fiz parte, nunca postei algo que saísse de seu propósito.
 
E os poucos participantes que postaram algo que não tinha nada com tal propósito, o de estudar e debater o cangaço, com a atividade de seus administradores, eram lembrados de não postar o que não se enquadrava. Se o participante teimasse em assim o fazer, creio eu, seria retirado do grupo, embora nas regras abaixo não tenha essa cláusula.
 
Também me identifiquei na participação ativa do grupo por não ter uma censura prévia dos artigos e pôsteres pois isso é fundamental em uma sociedade livre. O outro grupo, me associei para participar, e quando em meu primeiro pôster aconteceu da "censura", já praticamente não participava com meus artigos e pesquisas, mas pelo menos esse grupo, chamado "O Cangaço" não traz suas regras e de primeira já avisava com "um aguarde" pois sua publicação iria ser avaliada, para ser registrada.
 
Infelizmente hoje quando fui colocar uma postagem no grupo "Lampião, Cangaço e Nordeste", em que simplesmente elogiava o livro de um confrade do grupo, o pesquisador Archimedes Marques, com seu maravilhoso livro "Lampião contra o Mata Sete" - Tinha acabado de concluir a leitura do mesmo - fui avisado por um lembrete que não existia antes onde avisava que meu pôster seria avaliado por um administrador.
 
Claro que quase de imediato, foi aprovado por um dos três - imaginem, só tem três administradores em um universo de mais de oito mil participantes -  Mas mesmo assim não gostei por não ter sido discutido tal medida no grupo e de se ter dado prazo para a tomada lamentável dessa posição.
 
Um dos três membros fez essa investida pela liberdade de expressão. Sei que um deles não o fez, o outro que mantenho amizade no Facebook normal, também não, então deve ter sido o terceiro que preferiu MATAR A VACA pois essa tinha alguns carrapatos.
 
ABAIXO AS REGRAS DO GRUPO ONDE NÃO SE COLOCA A "CENSURA".


1º - Publicar só matérias referentes aos Temas: Lampião, Cangaço e Nordeste.

2º - Proibido publicar matérias: de cunho Político, ideológico, discriminatórias, que atentem contra a moral e os bons costumes, além de outras similares. Tópicos repetidos serão deletados sem que haja comunicação prévia, mantendo-se assim o tópico original.

3º - Não é permitido agressões verbais, seja por palavras escritas, imagens ou outros meios.

4º - Nas discordâncias de opiniões, deve ser respeitando as regras da boa convivência. É salutar a discussão e os debates, mas em alto nível..

5º - Citar a FONTE da foto, artigo, Vídeo e Outros, para preservar os direitos autorais e a origem.

6º - Os casos omissos serão decididos pelos ADMINISTRADORES do Grupo.

Desde já, agradecemos a compreensão de todos...